1. SECRETARIA
No primeiro contato, por meio do Ministério de Integração (Sibrac), os novos convertidos são acompanhados até a sala de acolhimento onde recebem uma ministração objetiva, por um dos pastores do TBC, sobre as 4 leis espirituais, com o propósito de esclarecer e confirmar a decisão de servir a Cristo.
Lá é preenchida uma ficha de decisão do novo convertido com todos os seus dados e perfil referente à idade, estado civil e região onde o novo convertido reside para ser encaminhada a secretaria do TBC no dia posterior a conversão.
A secretaria do TBC faz a triagem das fichas de decisão e encaminha aos Pastores de Rede que fazem o contato telefônico.
Na triagem, são observadas informações referentes ao perfil de cada novo convertido com o objetivo de encaminhá-lo ao Fape que mais se encaixe no seu perfil.
2. PRIMEIRO CONTATO
O Pastor de Rede faz o contato com o novo convertido por meio de um telefonema, onde é desenvolvido um diálogo amistoso e aberto, ressaltando a importância da decisão que foi tomada no dia anterior, e, se possível incentivando-o a participar de um dos nossos Fapes.
3. FOCAL
Toda 3ª feira acontece o Focal – Formação e Capacitação de Líderes. Nesse encontro, o Pastor de Rede distribue as fichas de decisão aos Líderes e/ou Supervisores que tem a responsabilidade de formalizar o convite a um dos novos convertidos para a visita em um de nossos Fapes.
4. DISCIPULADO INICIAL
Após a integração do novo convertido no Fape o mesmo é acompanhado no Discipulado Nível Inicial por um discipulador, que poderá ser o próprio líder do Fape ou um dos discípulos principais do líder.
O Discipulado Inicial é ministrado pelo discipulador ao novo convertido durante nove encontros individuais utilizando o Manual do Discipulado Inicial do TBC.
5. CLASSE DE NOVOS MEMBROS
O Novo convertido, após os nove encontros do Discipulado Inicial, realiza o curso Classe de Novos Membros, onde recebe informações sobre a denominação O Brasil para Cristo, sua historia e seus líderes. Conhece a visão da igreja local, sua estrutura de liderança, ministérios e o Trilho Ministerial.
6. BATISMO NAS ÁGUAS
O novo convertido é acompanhado pelo discipulador e desafiado a participar da cerimônia de batismo nas águas.
7. CERIMÔNIA DE RECEPÇÃO
Após o batismo, o novo convertido é recebido oficialmente como membro da igreja por meio da Cerimônia de Recepção de Novos Membros.
8. MEMBRO DE FAPE
Após a Cerimônia de Recepção de Novos Membros, este novo convertido se torna membro oficial do TBC e pode ser recebido como membro do Fape.
9. MATURIDADE CRISTÃ
O novo convertido, agora batizado, realiza o Curso de Maturidade Cristã, dando prosseguimento ao seu crescimento e desenvolvimento espiritual.
10. DISCÍPULO PRINCIPAL
O alvo do processo de consolidação é tornar o membro novo convertido em um Discípulo Principal. Nessa etapa ele continua demonstrando fidelidade nos cultos de celebração, nas reuniões de Fape, treinamentos e encontros individuais com o seu discipulador.
Entendemos ser um Discípulo Principal todo aquele que está comprometido com a Visão de Pastoreio Excelente e disposto a cumprir a ordem de Jesus em fazer novos discípulos.